Em defesa da educação infantil e escolar nas comunidades

O Núcleo de Educação Infantil e Escolar atua em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro e São Gonçalo. O trabalho desenvolvido no atendimento a 10 Centros de Educação Infantil Comunitários (CEICs) destas localidades, incluindo creches e brinquedotecas, beneficia cerca de 100 educadores, 1500 crianças e famílias e busca dinamizar a atuação desses educadores, capacitando-os e acompanhando suas práticas pedagógicas.

Há também a preocupação de estimular os CEICs a captar recursos para projetos que visem o crescimento e fortalecimento dos trabalhos de educação infantil, além de incentivar esses grupos a sistematizar as experiências e a promover o intercâmbio entre as diversas iniciativas. Todas as ações têm como objetivo minimizar a carência deixada pelo poder público em relação à demanda existente nas populações menos favorecidas, melhorando a qualidade de vida da população infanto-juvenil proporcionando atividades que fomentem a Cultura, a Educação, o Lazer e o respeito ao Meio Ambiente.

Articulação e Ação Política

O núcleo atua e promove ainda a articulação dos CEICs com movimentos sociais para a luta por políticas públicas de educação infantil. São eles a Art-creche, Rede de Integração de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro, Fórum Permanente de Educação Infantil do Estado do Rio de Janeiro, Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense, e Solidariedade entre Grupos de Base, além de parcerias com entidades nacionais e internacionais.

Brinquedotecas

o-que-o-campo-desejaO Campo criou o Projeto Brinquedoteca em 1987, com a implantação da primeira unidade na Rocinha, Zona Sul do Rio, a brinquedoteca Peteca, localizada na creche Ação Social Padre Anchieta (ASPA). De lá para cá criou outras brinquedotecas pelas comunidades das periferias do Grande Rio.

A brinquedoteca é um espaço cheio de brinquedos, onde pequenos grupos de crianças são atendidos, em horários alternados, por brinquedistas que dão um brilho especial à diversão, sendo mediadores das brincadeiras e direcionando o olhar das crianças para o brincar. Elas podem desfrutar do acervo de brinquedos, jogos, livros, além de fazerem passeios externos à praia, parques, teatros, exposições, dentre diversos eventos oferecidos pela brinquedoteca.

É uma alternativa de cultura, lazer e educação para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda, além de qualificar profissionais – os brinquedistas – da própria comunidade para este trabalho, através de cursos de formação e assessoria.

Onde atuamos

creche-comunitaria-coracao-de-maria creche-comunitaria-batista-doce-lar creche-tia-mada

Creche Comunitária Coração de Maria

Jardim Catarina, São Gonçalo, RJ

Creche Comunitária Batista Doce Lar

Ilha de Itaóca, São Gonçalo, RJ

Creche Tia Madá

Engenho Pequeno, São Gonçalo, RJ

 
creche-comunitaria-jardim-bom-retiro obra-comunitaria-sao-francisco-de-assis centro-comunitario-amigos-do-serpa

Creche Comunitária Jardim Bom Retiro

Jardim Bom Retiro, São Gonçalo, RJ

Obra Comunitária São Francisco de Assis

Jockey Club, São Gonçalo, RJ

http://goo.gl/TmLDbS

Centro Comunitário Amigos do Serpa

Fazenda dos Mineiros, São Gonçalo, RJ

 
centro-comunitario-alegria-das-criancas creche-comunitaria-boacu-casa-da-mae-trabalhadora creche-comunitaria-boacu-casa-da-mae-trabalhadora 

Centro Comunitário Alegria das Crianças

Rocinha, Rio de Janeiro, RJ

Creche Comunitária Boaçu –
Casa da Mãe Trabalhadora

Boaçú, São Gonçalo, RJ

 

Creche Comunitária Palmeiras– 

Palmeiras, São Gonçalo, RJ